Ter um plano B para crises financeiras é algo de praxe do segmento empresarial, mas nada que comporte as consequências e incertezas da pandemia do coronavírus. Esse fato inesperado possui dimensões muito acima dos previstos em treinamentos.

Por isso, você deve estar se perguntando: o que fazer, então? É preciso olhar para o presente. Diagnosticar o real estado da sua empresa para planejar, desenvolver ações e soluções, controlar e agir para garantir o mínimo de futuro.

Não importa se a própria corporação, um departamento específico ou se contratarão uma terceirizada. Agora é hora de uma investigação profunda para identificar pontos fortes e fracos do negócio, bem como ativo e deficiências. É a elaboração de um planejamento de gestão de crise.

Tenha em mente que essa etapa inicial deve ser feita por especialistas, que dominem o arcabouço jurídico e legal do mundo corporativo a fim de conseguir observar o cenário, de forma contextualizada, a partir de múltiplos aspectos inclusive formatando a empresa dentro do sistema econômico mundial.

Riscos financeiros e econômicos gerados por crises mal geridas podem ser como uma bola de neve de problemas. Sim, é um desafio. Mas a Valorum e parceiros podem lhe ajudar diante da atual conjuntura.

Enquanto assessoria financeira especializada, criamos o Plano Empresarial para gestão e contingenciamento de crise financeira e mitigação de riscos futuros, composto de quatro etapas.

A primeira delas consiste na elaboração do plano de fato, identificação do cenário, criação de um comitê de crise, diagnóstico, análise e revisão de documentos, formulação de políticas.

A segunda é focada na construção de ferramentas para gestão de fluxo de caixa diário. A terceira, já com mapeamento da movimentação, vamos fazer projeções e planos de investimento. Já a quarta é o acompanhamento dos resultados.

Inteligência financeira consiste em coordenar dados que, aparentemente, não fazem sentido diante da pressão de uma catástrofe. Por isso, é necessário olhar atento e coragem! Entre em contato conosco!

Comentários